Siga-nos!

Yoga para embarazadas guía para una gestación saludable

Yoga para grávidas: guia completo para uma gestação saudável

Conteúdo

Praticar yoga para grávidas não é apenas benéfico durante esta fase, mas também para o parto e o pós-parto. Como esta disciplina a pode ajudar? Na Décimas, contamos-lhe todas as vantagens deste desporto e como adaptá-lo a cada fase da gravidez.

Benefícios do yoga durante a gravidez

As aulas de yoga para mulheres grávidas são altamente recomendadas, uma vez que oferecem inúmeros benefícios:

  • ✅Mantêm a mulher ativa para uma gravidez saudável.
  • ✅Ajudam-na a ser forte e ágil, proporcionando flexibilidade aos seus músculos e articulações.
  • ✅Previnem as dores durante esta fase.
  • ✅Melhoram o seu humor porque ajudam a libertar endorfinas.
  • ✅Ajudam a relaxar.
  • ✅Preparam-na física e psicologicamente para o parto.
  • ✅Favorecem a digestão.
  • ✅Melhoram a circulação sanguínea.

Além disso, mesmo que nunca tenha praticado yoga antes, começar a praticar yoga durante a gravidez pode ser uma excelente ideia, porque as posturas de yoga para mulheres grávidas podem ser adaptadas a cada fase.

Yoga para o terceiro trimestre: adaptações e dicas 

O yoga para mulheres grávidas é recomendado após o primeiro trimestre, embora, se já o fazia antes, possa começar entre a 10ª e a 12ª semana. No entanto, em qualquer caso, deve consultar o seu médico antes de iniciar qualquer tipo de atividade física.

Pode praticar yoga para mulheres grávidas até ao terceiro trimestre, desde que não sinta qualquer desconforto, pelo que é importante ouvir o seu corpo.

Posturas e conselhos para um yoga seguro no terceiro trimestre

A partir da 28ª semana de gravidez, o yoga para grávidas é adaptado para a preparar especificamente para o momento do parto. Assim, os asanas do terceiro trimestre são sobretudo posições que favorecem a abertura das ancas, a fim de reduzir a intensidade das contrações durante o parto.

Em todo o caso, estes exercícios devem ser feitos sob acompanhamento e é fundamental não efetuar posições que exijam muito equilíbrio, para evitar quedas. A duração também deve ser reduzida para evitar a fadiga e deve ter muito cuidado com os alongamentos. Estes conselhos devem ser aplicados durante toda a gravidez, e não apenas no terceiro trimestre, para praticar yoga com segurança.

Exercícios de yoga para grávidas

Como já dissemos, o yoga para grávidas é adaptado conforme as necessidades de cada fase. Assim, existem exercícios específicos para cada trimestre da gravidez. Eis alguns exemplos:

  1. 1º trimestre. Posição do alfaiate sentado, pose do cata-vento ou pose do pombo. Devem ser asanas simples e relaxadas para evitar náuseas e outros incómodos.
  2. 2º trimestre. Posição do gato. Os asanas destinam-se a aliviar a tensão na zona lombar, pelo que deve evitar posturas em que permaneça deitada. Em vez disso, pode usar cadeiras e bolas para fazer os exercícios.
  3. 3º trimestre. Posição da deusa ou do guerreiro. Como já dissemos, o objetivo é preparar-se para o momento do parto.

Com estes exemplos de exercícios de yoga para mulheres grávidas, pode manter-se ativa em todas as fases da gravidez.

Aulas de yoga para grávidas: como escolher a adequada

O yoga para grávidas melhora a resistência muscular e a flexibilidade, mas deve ser praticado de forma controlada e supervisionada para evitar posições de risco.

				
					Ao escolher as aulas, tenha em conta o seu nível de prática e a sua condição física, bem como as recomendações do seu especialista. Em caso de risco de parto prematuro ou de doença, não é recomendável praticar yoga. E, se não houver contraindicações no seu caso, lembre-se sempre de adaptar os exercícios a cada fase da sua gravidez.
				
			

Noticias destacadas

Categorías

A Equipe Decimas está focada em disseminar conhecimento sobre vida saudável. Nosso equipe inclui profissionais do esporte, consultores de nutrição e especialistas em moda esportiva, para atender às necessidades de informação de todos os nossos clientes.

Compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias relacionadas

¡Síguenos!

Siga-nos!