De todas as modalidades de yoga existentes, o yoga integral é uma das mais completas e simples de praticar. É adequada para todos porque as suas posturas são fáceis de executar e estão focadas no bem-estar do praticante, priorizando sempre a sua saúde mental e espiritual. Quer melhorar o seu bem-estar? A Décimas explica como fazer este tipo de yoga e que benefícios tem para si. Vai adorar!
O que é o yoga integral?
O yoga integral é uma modalidade que integra diferentes técnicas a nível físico, mental e espiritual. É conhecido como ‘yoga curativo’ e combina vários métodos tradicionais do yoga original com o objetivo de desenvolver harmoniosamente todos os aspetos do ser humano e avançar para a libertação (samadhi).
Várias posturas ou asanas são utilizadas no yoga integral, assim como exercícios respiratórios (pranayama) e práticas de cura (kriyas).
O yoga integral mobiliza todos os recursos disponíveis (mente, corpo, alma) através de várias técnicas de yoga para alcançar uma vida feliz, pacífica e saudável.
Esta variante do yoga tem origem no sul da Índia e foi desenvolvida por Shri Aurobindo (mestre, poeta e filósofo de yoga) e por Mirra Alfassa.
Benefícios do yoga integral
O “yoga que cura” foi introduzido como base para muitas terapias e programas de saúde, devido aos seus muitos benefícios:
- É adequado para todos. O seu objetivo é o bem-estar, pelo que não se trata de alcançar a perfeição nas posturas, uma vez que estas são muito acessíveis a todos.
- Ajuda a libertar tensões corporais e emocionais, ajudando-o a tomar consciência de si próprio e a sentir-se melhor.
- Melhora a sua relação com o ambiente e com os outros.
- Ajuda a desenvolver força e flexibilidade nos músculos e nos ossos.
- Melhora o equilíbrio.
- Acalma a mente, melhorando a capacidade de concentração, aliviando o pensamento e libertando cargas emocionais.
- Ajuda a gerir experiências e sentimentos.
- Corrige a postura corporal e alivia as dores nas costas.
- Reduz o stress e a ansiedade, e ajuda a reduzir os sintomas da depressão.
- Aumenta a função pulmonar.
- Melhora a circulação sanguínea e oxigena o corpo.
- Melhora a auto-estima e ativa o pensamento positivo e o otimismo.
- Energiza e rejuvenesce o corpo.
Para aqueles que não sabem como começar a praticar yoga, escolher esta modalidade pode ser uma grande ideia porque é fácil de praticar e tem muitos benefícios a todos os níveis. Já viu todas as suas vantagens!
Posturas do yoga integral: como começar a praticá-lo?
O yoga integral inclui várias posturas e asanas. Uma aula básica combina e conecta posturas, relaxamento, respiração e meditação.
Não há um padrão específico de posições ou sequências de posturas de yoga, mas apresentamos uma sequência que lhe pode servir de exemplo:
- Comece com a ativação do prana ou energia.
- Segue-se a saudação ao sol ou surya namaskar.
- São executadas asanas ou posturas de yoga.
- Relaxamento.
- Meditação.
- Encerramento com uma abordagem filosófica.
É de notar que no yoga integral não há um foco físico específico, porque está centrado no mental e espiritual. As aulas são conduzidas em voz muito baixa para assegurar o relaxamento do praticante.
A chandra namaskar ou saudação à lua no yoga integral envolve uma série de movimentos energéticos do corpo, feitos respeitosamente para alcançar calma, quietude e serenidade. É feito como parte do aquecimento e tem muitos benefícios físicos, mentais, psíquicos e espirituais, e por isso é fundamental para esta modalidade de yoga.