Após dias de competição está na hora de fazer balanço e revisar o medalheiro de Tóquio 2020. Centramo-nos nos vencedores dos Jogos Olímpicos e também nos desportistas mais premiados do olimpismo que continuam no alto do pódio. Um sumário da atuação de Portugal nos Jogos Olímpicos e algumas curiosidades colocam um ponto final a este post que encerra o ciclo dedicado a Tóquio 2020 na Décimas.
Os 5 desportistas com mais medalhas olímpicas
- Michael Phelps ostenta o recorde de medalhas em natação com 23 medalhas de ouro, 3 de pratas e 2 de bronze, o que soma 28 medalhas. Os mais pequenos podem imitar o Phelps com estes calções para rapaz ou este fato-de-banho de natação para rapariga.
- Larisa Latynina. É a mulher com mais medalhas dos Jogos, no total 18, conseguidas em Melbourne 56, Roma 60 e Tóquio 64. Uma das melhores ginastas de todos os tempos com nove medalhas de ouro, cinco medalhas de prata e quatro medalhas de bronze.
- As 15 medalhas de Nikolai Andrianov. Um ginasta artístico com 7 medalhas de ouro, 5 medalhas de prata e 3 medalhas de bronze e para o qual Moscovo 80 representou o fim dos seus êxitos olímpicos.
- A esgrima no seu auge com Edoardo Mangiarotti. O esgrimista italiano somou 13 medalhas entre os Jogos de Berlim 36 e Roma 60 nas especialidades de florete e espada.
- Takashi Ono com 13 medalhas. Este desportista japonês conseguiu 13 medalhas desde as Olimpíadas de 1952 às de Tóquio de 1964.
As medalhas de Portugal em Tóquio 2020
4 até ao momento. Este é o número de medalhas que Portugal conseguiu em Tóquio até 6 de agosto. Depois do 14ª dia, os desportistas portugueses contam com uma medalha de ouro, uma medalha de prata e duas medalhas de bronze, o que representa a melhor participação portuguesa de sempre
- Uma medalha de ouro: Pedro Pablo Pichardo em atletismo (triplo salto).
- Uma medalha de prata: Patrícia Mamona em atletismo (triplo salto).
- Duas de bronze: Jorge Fonseca em judo (-100kg) e Fernando Pimenta em canoagem (K1 1.000 metros).
Homens e mulheres que destacam na sua área desportiva. E que, além de esforço e tempo, dispõem de um bom equipamento como umas sapatilhas de running, uma t-shirt de treino ou um saco Tenth onde podem levar tudo o que é necessário para triunfar.
Curiosidades sobre os medalhistas
Acabamos com um dado curioso e uma pergunta, sabendo que, de momento, a China lidera o medalheiro com 74 medalhas, sendo 34 de ouro.
- Tóquio 2020 viu a japonesa Nishiya Momiji alçar a medalha de ouro em skateboarding com 13 anos, e não é a mais jovem. As sapatilhas Vans são um ícone para os skaters de meio mundo, por exemplo a medalhista deste 2021.
- E a pergunta prometida: quantos desportistas portugueses detêm mais do que uma medalha? Tic, tac… Há cinco desportistas portugueses com duas medalhas: Fernando Pimenta (em canoagem), Carlos Lopes (em 10 000 metros e maratona), Rosa Mota (em maratona), Fernanda Ribeiro (nos 10 000 metros) e Luís Mena e Silva (em equitação).
Agora que Tóquio 2020 chegou ao fim, já só resta esperar pelos Jogos Olímpicos de Paris 2024 para voltar a viver a grande festa mundial do desporto, como sempre, com a Décimas.