Muitas são as corridas que se realizam na última parte do ano, de entre as quais se destacam as maratonas de Berlim, a finais de setembro, Chicago, a meados de outubro, e Nova Iorque, a princípio de novembro. Para chegar a estas em plena forma deve-se treinar durante os meses de verão.
Quando as temperaturas aumentam muito, é necessário seguir algumas recomendações para evitar golpes de calor que prejudiquem a nossa saúde. Se se cumprirem algumas regras básicas, pode-se fazer exercício inclusive nos dias de maior calor.
Beber muito
A hidratação é fundamental antes, durante e depois do treino. Quando as temperaturas aumentam, o corpo perde muitos líquidos e sais minerais e a melhor forma de os repor é beber muita água, embora deva ser ao longo do dia, em pequenas quantidades, e se possa incluir, para além de água, bebidas isotónicas.
Evitar as horas de maior calor
Os melhores momentos do dia para treinar durante o verão são à primeira hora da manhã ou à última hora da tarde, quando o sol está mais débil e está menos calor.
Eleger roupa adequada
Durante o verão deve-se eleger roupa ligeira, fresca e transpirável. As t-shirts de poliéster são ideais para que a temperatura do corpo se regule de forma adequada. A roupa de algodão, ao contrário, absorbe o suor e gera mais calor.
Embora se devam evitar as horas de mais sol, deve-se utilizar um boné para proteger a cabeça, já que esta é uma parte do corpo em que há muitos vasos sanguíneos e que gera calor facilmente.
Este não é o momento de reutilizar roupa. Nos meses de calor deve-se eleger umas sapatilhas apropriadas para a estação do ano que sejam cómodas, transpiráveis e não dêem calor.
As meias devem evitar que se gere um excesso de suor nos pés, por isso, materiais transpiráveis como o nylon, o poliéster ou a poliamida são alguns dos mais apropriados.
Uma má escolha de meias pode provocar bolhas; para as evitar, aplica vaselina nas zonas mais suscetíveis ao seu aparecimento. Também se pode aplicar naquelas zonas em que a roupa roça ao correr.
Utilizar proteção solar
Inclusive nos dias enevoados. Utilizar proteção solar deve formar parte da rotina habitual de um runner, já que este permanece ao ar livre e, portanto, está exposto aos raios UV durante muito tempo.
Preparar o percurso cuidadosamente
Merece a pena dedicar algum tempo a delinear o percurso de treino. Deste modo, poder-se-á eleger zonas arborizadas onde haja muita sombra, espaços com fontes ou lugares que mantenham o frescor durante todo o dia.
Não esquecer o aquecimento
As altas temperaturas não substituem o aquecimento. Os músculos devem preparar-se para o exercício e, embora o tempo de preparação possa ser menor do que durante o inverno, é necessário fazer alongamentos e um breve trote antes de começar a correr.