É uma resolução clássica todos os anos: regressar ao ginásio no início de janeiro. A mesma torna-se, em muitos casos, numa intenção por cumprir, outras vezes, consegue-se durante um breve período de tempo, e só em raras ocasiões é que a rotina do ginásio se mantém durante meses.
Este ano é especial. Depois de meses de confinamento e restrições nos acessos, muitas são as pessoas que não pisam um ginásio desde março. Regressar à rotina pode ser complicado: retomar o costume de trabalhar para estar em forma é um desafio considerável que queremos ajudar-te a concretizar. Por este motivo, damos-te, na Décimas, alguns conselhos para que teu regresso ao ginásio seja definitivo.
Não tenhas pressa
A pressa não é boa, nem sequer quando chega o momento de se pôr em forma. Correr pode traduzir-se em lesões que te obriguem a parar outra vez e acabar por ser uma má experiência que te desmotiva a tentar novamente.
Para manter a vontade de fazer exercício intacta, planifica sessões de 10 ou 15 minutos durante as primeiras semanas de treino. Quando te sentires bem e as realizares todos os dias sem falta, chega o momento de começar a aumentar o tempo pouco a pouco.
Sê constante
Ir ao ginásio de vez em quando não é a forma mais idónea de cumprir com a tua resolução de ano novo. A constância é a maior aliada para alcançar o teu objetivo.
Ninguém te conhece melhor do que tu nem sabe quantas vezes por semana és capaz de treinar. É preferível ir uma ou duas vezes sem deixar de ir nunca do que tentar fazer exercício todos os dias e acabar por não o concretizar a maior parte das vezes.
Cria o teu próprio plano
Evita trabalhar sobre um plano estabelecido que tenhas encontrado na internet. Para que o regresso ao ginásio funcione realmente tens que criar um programa personalizado.
Estabelece objetivos realistas baseados na tua forma física, na tua experiência enquanto desportista e no tempo que tens disponível. Veste as tuas leggings preferidas e treina sem perder as tuas metas de vista para não deixar a motivação decair.
Treina em companhia
Treinar com um amigo é muito mais divertido, já que nos momentos mais difíceis podereis animar-vos mutuamente. Podereis inclusivamente escolher roupa de treino a condizer.
Para além disso, se sentires a tentação de não ir treinar, o facto de não deixar o teu colega de treino na mão, ajudar-te-á a encontrar forças para sair de casa.
Faz o que gostas
Quando te divertes a treinar, tudo é mais fácil. Esquece o desporto que está na moda ou esse exercício que te recomendaram para alcançar os teus objetivos e escolhe aquele exercício que gostas (mesmo) de praticar.
Com o passar do tempo poderás ir incluindo, nas tuas rotinas, outros treinos diferentes, mas o melhor é deixar aquele de que gostas menos para mais tarde, quando já tiveres completamente interiorizado o costume de ir ao ginásio.
Tem cuidado com a tua alimentação
A nossa dieta influencia o nosso estado de espírito e o rendimento do nosso corpo quando fazemos exercício. Realizar 5 comidas por dia baseadas em alimentos saudáveis, assim como evitar a gordura saturada e o açúcar, beneficiarão o nosso corpo e mente.