Embora às vezes negligenciemos esta parte do corpo, os ombros precisam de um treino específico porque carregam muito movimento, tanto durante a prática de desportos como no nosso dia a dia. Por isso, a Décimas selecionou alguns exercícios de ombro que pode fazer tanto em casa como no ginásio. Cuide de todas as suas articulações!
Porquê é importante fazer exercícios de ombro?
Treinar os ombros com regularidade não só o ajuda a tonificar, mas a fortalecer uma área que suporta uma carga pesada de movimento diário.
Mas realizar exercícios de ombro é também importante para muitos outros objetivos, como:
- Ficar em forma, pois é uma das partes do nosso corpo que mais utilizamos.
- Manter uma boa postura e evitar deixar os ombros caírem ou rolarem para a frente.
- Adquirir força para carregar peso.
- Conquistar uma aparência mais atlética.
- Prevenir lesões.
- Melhorar a sua autoconfiança.
Os melhores exercícios para ombro
Com todos estes benefícios do treino de ombros, de certeza que o vai querer incluir na sua rotina de atividades. Por isso, selecionamos os melhores exercícios de ombro a serem executados tanto na ginásio como em casa. Anote-os!
No ginásio
Existem muitas alternativas para trabalhar os ombros corretamente. Aqui vão alguns exercícios de ombro para ginásio, para que os pratique sempre que quiser e puder:
- Press com halteres. Os exercícios de ombro com halteres são muito eficazes. Deve apenas escolher o peso certo e levantar os halteres com um bom impulso, mantendo o tronco firme, e de seguida baixá-los suavemente. Pode começar com quatro séries de dez repetições.
- Elevações laterais. Tente dobrar levemente o cotovelo, porque se estender totalmente os braços, poderá magoar-se. Use pesos leves para este exercício e tente levantar os braços acima da cabeça.
- Elevações frontais com polias. Estes exercícios de ombro com polia são muito eficazes. Levante um braço com o cotovelo levemente dobrado até que as mãos alcancem o nível dos olhos. Abaixe os braços cuidadosamente e realinhe-o com o corpo, repetindo o movimento várias vezes. Faça o mesmo com o outro braço.
Em casa
Como já dizemos, tonificar e fortalecer os ombros é muito benéfico tanto para os atletas como para qualquer pessoa. Portanto, também pode fazer exercícios de ombro em casa que o ajudarão a melhorar este aspeto do seu corpo. Eis alguns exemplos:
- Elevações laterais com elásticos. Só vai precisar de um elástico para fazer este exercício de ombros. Para o fazer corretamente, levante as mãos na diagonal, com os cotovelos levemente flexionados. Convém não levantar o braço mais de noventa graus em relação ao tronco.
- Flexões. São exercícios em que pode escolher o seu nível de dificuldade e que o ajudarão a trabalhar os ombros, o tronco e o peito. Mantenha as costas retas e o abdômen ativo, bem como as mãos, pulsos e cotovelos alinhados. Levante-se do chão com as mãos e sustente a postura por alguns segundos antes de abaixar novamente. Pode começar com sequências de dez repetições.
Convém aumentar a dificuldade dos exercícios ao longo do tempo para melhorar os seus resultados. Tenha cuidado com o peso e a técnica, pois se fizer os exercícios de ombro incorretamente, poderá provocar lesões. E combine os exercícios de ombros com bíceps e tríceps, porque assim estará em melhor forma.