A conta atrás já começou! Já está tudo preparado no Japão para que Tóquio albergue os Jogos Olímpicos de 23 de julho a 8 de agosto. Milhões de pessoas permanecerão atentas à televisão para desfrutar da competição que se segue
ao Rio 2016. Repassamos com a Décimas as modalidades mais tradicionais dos Jogos Olímpicos e a evolução do olimpismo nos seus 125 anos de história.
Atletismo, a modalidade rainha dos Jogos Olímpicos
O atletismo é considerado o desporto estrela dos Jogos Olímpicos e desenvolve-se num programa de competições em pista e em rua que se divide em:
- Velocidade
- Saltos e lançamentos
- Maratona e marcha
- Provas combinadas
Esta modalidade tem vindo a formar parte de todos os Jogos desde Atenas 1896 na categoria masculina, já a categoria feminina foi incluída em Los Angeles 1984. Uma das competições mais esperadas deste grande encontro desportivo é a maratona.
Em velocidade, a prova dos 100 metros é a mais emblemática e determina quem é o ser humano mais rápido. O atual recorde mundial masculino pertence ao jamaicano Usain Bolt, um dos maiores velocistas da história, com 9,58 segundos. Para treinar e imitar os grandes, não há nada melhor do que vestir uma t-shirt de running e uns calções Puma, marca que acompanhou Bolt nos seus êxitos.
Natação, a tradição das Olimpíadas
Na natação os desportistas competem para conseguir o melhor tempo enquanto percorrem uma distância num estilo concreto: bruços, mariposa, costas e crawl. Mas, sem dúvida, os 100 metros livre é a prova rainha dentro da natação.
Escolher o fato-de-banho é uma decisão importante. O top de biquíni Tenth e as cuecas a combinar dão a liberdade e a comodidade de que se necessita para ganhar rapidez. Sem esquecer os imprescindíveis de natação como os óculos ou a touca.
Sabias que os melhores nadadores do mundo de estilo livre masculino conseguem nadar 50 metros em apenas 21 segundos? Para além dos chamados especialistas, nos últimos anos têm vindo a aumentar os nadadores que competem em várias provas, como Michael Phelps ou Katinka Hosszú, os quais destacam em vários estilos.
Ginástica artística, o espetáculo transformado em desporto olímpico
A artística é uma das três disciplinas da ginástica, junto à ginástica rítmica e à ginástica em trampolim. Os atletas realizam rotinas curtas em aparelhos com juízes que avaliam a dificuldade e a precisão de cada atuação, além do seu aspeto estético.
A ginástica artística é um verdadeiro espetáculo, no qual cada aparelho mede a força, agilidade, velocidade e resistência dos ginastas ao longo de seis provas masculinas:
- Solo
- Cavalo com arções
- Argolas
- Saltos
- Barras paralelas
- Barra-fixa
Na categoria feminina há quatro medalhas para saltos, barras assimétricas, trave e solo. Para transportar o teu equipamento para o treino de ginástica não há nada melhor do que um saco Nike ou uma mochila adidas.
De Atenas a Tóquio
Muito mudou desde esses primeiros Jogos Olímpicos de Atenas 1896 em que participaram 14 países e 241 desportistas. Nessa época o prémio era uma medalha de prata, uma coroa de louros e um diploma. Tóquio, que já foi sede em 1964, espera impaciente os 11091 participantes destas Olimpíadas.
Desportos tradicionais como o atletismo, a natação e a ginástica atrairão todos os olhares. Mas o mais emocionante será que a chama olímpica, que se deveria ter aceso o ano passado, poderá aceder-se este 2021 no grande encontro desportivo que une todos os amantes do desporto. Vive Tóquio 2020 com a Décimas!