A corrida e a gravidez são dois conceitos que geram muitas dúvidas entre as mulheres. As grávidas podem correr? A resposta é sim, mas há sempre uma série de conselhos a seguir para beneficiar de todas as vantagens. Que precauções deve tomar? Contamos-lhe tudo na Décimas!
Benefícios de correr durante a gravidez
As mulheres grávidas não podem negligenciar as atividades físicas, e correr é seguro durante a gravidez. De facto, a corrida pode ter muitos benefícios para a mãe:
- Ajuda as mulheres grávidas a manter a sua forma física.
- Permite às mulheres controlar o seu peso durante a gravidez.
- Ajuda a reduzir as dores de costas durante a gravidez.
- Reduz o risco de diabetes gestacional.
- Reduz a taxa de depressão pós-parto.
- Melhora o tónus muscular.
- Reduz o risco de trombose venosa.
Alguns especialistas referem mesmo que há uma menor taxa de cesarianas entre as mulheres que correm durante a gravidez. Mas há também inúmeros benefícios para o bebé:
- O exercício tem um impacto no peso do bebé.
- A corrida ajuda o feto a desenvolver-se melhor.
No entanto, há casos em que esta prática não é recomendada: a corrida e a gravidez no primeiro trimestre não são compatíveis se houver tendência para hemorragias ou se a mulher tiver alguma patologia. Já no terceiro trimestre da gravidez a corrida não é recomendada se estiver a ter contrações prematuras. Correr só iria piorar os sintomas.
Conselhos para correr de forma correta
Em geral, é possível correr durante a gravidez mas, tal como outros exercícios para grávidas, deve ser feito sob controlo médico e adaptando a atividade à situação. Que conselhos podemos dar para correr durante a gravidez?
- Reduza a intensidade e a frequência das suas corridas. O seu objetivo agora deve ser a manutenção, não a competição.
- Divirta-se, mas não estabeleça objetivos. Esta não é a altura certa para pensar no tempo, na velocidade ou na distância.
- Beba muita água porque a hidratação após a corrida é sempre essencial, mas ainda mais durante a gravidez. E não abuse das bebidas açucaradas!
- Evite os extremos de temperatura, tanto o calor como o frio excessivos.
- Manter uma alimentação saudável e equilibrada. Isto é sempre importante, mas ainda mais se pratica exercício físico e está grávida.
- Planeie os seus treinos para cada fase da sua gravidez. Em cada trimestre poderá fazer umas ou outras atividades e haverá mesmo alturas em que não deverá fazer mais exercício do que caminhar, sempre que possível.
- Preste atenção ao que sente. Não deve forçar-se ou fazer qualquer atividade que possa não ser boa para si ou para o seu bebé.
- Consulte o seu médico! Para a sua segurança, um especialista deve monitorizar o seu exercício e aconselhá-la sobre como e quando pode correr durante a gravidez.
- Ao mínimo sinal de dor, deve parar imediatamente e contactar o seu médico para verificar se está tudo bem.
Equipamento para grávidas
Tanto as mulheres grávidas como as não grávidas devem utilizar o equipamento correto para correr. Neste caso, há também o vestuário de corrida especial para mulheres grávidas que se adapta às mudanças que o seu corpo sofre. Vai precisar de roupas confortáveis. Por exemplo, um soutien desportivo que ofereça apoio e conforto ao mesmo tempo. E, claro, também precisa de usar os sapatos certos, que protejam as suas articulações e tendões quando corre e que ofereçam apoio e amortecimento extra, porque, obviamente, o seu peso terá aumentado. Portanto, o equipamento adequado é essencial para que uma grávida possa dar o seu melhor na corrida, sentindo-se confortável e protegida durante o tempo em que está a fazer este exercício. Mas, como temos vindo a insistir, sempre sob supervisão médica.