Em Portugal estima-se que haja cerca de 600 mil pessoas que sofrem de asma. Esta doença pode afetar a nossa qualidade de vida, mas correr com asma não tem de ser um impedimento. Uma pessoa com asma pode correr em segurança desde que aprenda a fazê-lo. Tem alergia e a asma é um problema para si? Na Décimas damos-lhe algumas dicas para que possa correr e beneficiar-se de todas as vantagens deste desporto para a sua saúde.
É possível correr com asma?
Ter asma não significa necessariamente que tenha de desistir do seu desporto preferido. De facto, enquanto a sua condição estiver sob supervisão médica, correr com asma pode até ajudar a aliviar os seus sintomas porque ajuda a fortalecer os pulmões.
O exercício aeróbico regular é benéfico para as pessoas com asma, pois permite-lhes melhorar a sua capacidade pulmonar e, consequentemente, reduzir a quantidade de medicação necessária para combater a asma.
As pessoas asmáticas não estão impedidas de correr, mas é importante que sigam certas precauções ao fazer este exercício.
Conselhos para asmáticos que praticam o running
Tal como é necessário tomar certas precauções ao treinar com calor, para evitar o risco de sintomas relacionados com a asma ao correr, é importante seguir os conselhos a seguir, tanto antes como durante o exercício:
Antes de começar a correr
Quer correr em segurança com asma? Se sim, aqui estão algumas questõe que deve considerar antes de apertar os atacadores:
- Consulte o seu médico para que lhe possa dar as orientações a seguir, dependendo da gravidade do seu estado. Este profissional dar-lhe-á um plano de ação e uma série de recomendações preventivas, tais como ter à mão o seu inalador ou outro medicamento.
- Utilize o bom senso e não vá correr se a sua asma estiver mal controlada ou se estiver no meio de um surto de asma.
- Verifique a previsão do tempo. É importante evitar correr com tempo extremo (tanto quente como frio), pois isto pode agravar os sintomas da asma.
- Evite correr com níveis elevados de pólen. Verifique também esta informação e faça exercício dentro de casa, se as condições não forem adequadas para si.
- Não corra em áreas expostas à contaminação ambiental, como por exemplo, perto de estradas movimentadas.
- Corra pela manhã sempre que possível, sobretudo nos meses mais quentes, quando os níveis de pólen e de poluição são mais baixos.
- Aqueça bem antes de começar a correr. Esta é a melhor forma de prevenir um ataque de asma durante o exercício.
Durante a prática
Uma vez iniciado o exercício, se corre com asma, deve também seguir estas dicas:
- Cubra a boca e o nariz se estiver frio, porque isto, combinado com o ambiente seco, pode ser prejudicial para as suas vias respiratórias.
- Vá devagar. Construa progressivamente a sua aptidão física. Isto irá ajudar o seu corpo a habituar-se a evitar o aparecimento de sintomas de asma.
- Conheça os seus limites e descanse frequentemente para evitar um possível surto de asma. Percorra distâncias curtas e pare quando for necessário. Isto permitir-lhe-á correr regularmente e, por conseguinte, aumentar a sua capacidade pulmonar ao longo do tempo.
- Tome banho após o exercício. Se tiver corrido ao ar livre, o seu corpo e cabelo podem ter sido impregnados com pólen que se espalhará dentro da sua casa.
- Tenha cuidado com a roupa e o calçado. Da mesma forma, estas peças podem ter pólen, o que é prejudicial à sua saúde. Portanto, coloque os seus sapatos numa área separada e lave a sua roupa.
Toda precaução é pouca. Portanto, é importante levar sempre consigo o seu telemóvel, evitar correr em áreas remotas e, se possível, estar acompanhado por alguém a quem tenha sido dito o que fazer em caso de sintomas de asma. Isto ajudá-lo-á a correr com asma em total segurança.