Estar em forma é um objetivo que se pode manter durante todo o ano, embora para que tal seja possível, além de constância, seja necessário seguir uns conselhos específicos. Se há uma época na qual a prática desportiva requer uma boa dose de esforço e compromisso é agora, no verão. As temperaturas elevadas contribuem para que a energia do corpo diminua, estejamos mais cansados e apeteça menos enfrentar a rotina desportiva habitual. Quando o termómetro sobe, o rendimento é afetado e treinar com calor torna-se numa missão impossível.
De modo a evitar estas situações, desde a Décimas partilhamos contigo 5 conselhos para que os treinos estivais sejam atividades prazerosas, tanto como no resto do ano. Com estas dicas, o verão passará a ser o teu melhor aliado para continuar com o exercício.
5 conselhos infalíveis para treinar com calor
Tanto se te exercitas em casa ou no ginásio, como se o fazes ao ar livre, lê estas 5 dicas com calma e desfruta da tua atividade física como sempre. A tua saúde vai-te agradecer e sentirás esse bem-estar que apenas a prática desportiva te pode proporcionar.
1. Sim às primeiras horas da manhã e aos anoiteceres, não às horas centrais
As horas centrais do dia são as mais calorosas. Se treinas ao ar livre, evita fazê-lo entre as doze da manhã e as cinco da tarde.
- Experimenta madrugar e sentir o frescor das primeiras horas para treinar.
- O anoitecer é outro momento ideal para a atividade desportiva.
- Em treinos indoor procura um espaço bem ventilado e com um promédio de 20 graus centígrados.
2. Equipamento desportivo que garanta leveza e transpiração
A roupa desportiva que elejas para os teus treinos com calor deve garantir a tua comodidade, oferecer-te o máximo rendimento e assegurar a transpiração. Presta atenção no momento de te equipares com a melhor roupa desportiva:
- Calções transpirá veis e shorts de cores claras.
- Top seamless e t-shirt de manga cava de secagem rápida.
3. Hidratação excelente com alimentação e água
As temperaturas altas fazem com que o corpo perca mais líquido. Por isso, no verão é importante contar com um extra de hidratação. Este acréscimo pode provir tanto da alimentação, como da água e das bebidas isotónicas. Não te esqueças do seguinte:
- Mais frutas e vegetais na tua dieta de verão: batidos, saladas, sopas frias…
- Um extra de líquidos: a garrafa de hidratação será o teu acessório imprescindível.
4. Novas rotinas de treino no verão
Nas férias, os horários são diferentes, as temperaturas são mais altas e os hábitos diários mudam. Talvez seja um momento perfeito para experimentar outro tipo de atividades físicas menos exigentes, como por exemplo:
- Exercícios de suspensão para aproveitar o peso do teu corpo.
- Rotinas para ganhar massa muscular com atividades de 9 minutos.
5. Ouve o teu corpo: reduz o ritmo e aumenta a intensidade
Ouvir o nosso corpo é vital para saber se podemos aumentar um pouco o esforço no nosso treino diário ou se é preferível manter a nossa prática sem querer ir mais longe. O verão pode ser uma boa época para reduzir o tempo da sessão, mas aumentar a intensidade.
No deixar de treinar, mesmo com calor
Vai preparando a mochila com tudo o que é necessário para ir ao ginásio. Depois de seguires os conselhos para treinares com calor no verão, o desporto continua, com a Décimas.