Como sabemos, o consumo excessivo de açúcar aumenta o risco de sofrer de doenças cardiovasculares, excesso de peso, hipertensão, diabetes, problemas de saúde oral e até mesmo cancro. Por isso, é aconselhável encontrar alternativas para adoçar certas receitas de forma natural. Como podemos adoçar as nossas sobremesas sem açúcar para as tornar mais saudáveis? Hoje a Décimas mostra-lhe!
Benefícios de edulcorantes sem açúcar para a sua saúde
Reduzir a quantidade de açúcar na nossa alimentação pode ser muito benéfico. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo de açúcar não deve exceder 10% da nossa ingestão total de calorias.
No entanto, isto não significa que devemos renunciar a uma sobremesa doce, mas sim que podemos adoçar estas receitas sem açúcar para beneficiar de vantagens como:
- Diminuição do risco de sofrer de doenças cardiovasculares;
- Redução da gordura visceral;
- Perda de peso.
Em suma, reduzir o consumo de açúcar e substituí-lo por outro adoçante natural pode ser muito benéfico para a nossa saúde.
Os edulcorantes são uma boa alternativa?
Muitas pessoas utilizam os edulcorantes como alternativa ao açúcar, mas estudos recentes indicam que esta nem sempre é a opção mais saudável.
De acordo com a OMS, os edulcorantes consumidos numa base contínua aumentam o risco de diabetes tipo 2 ou de doenças cardiovasculares e também aumentam o risco de mortalidade em adultos.
Existem pesquisas que até relacionam o consumo frequente de adoçantes a doenças crónicas, como a doença arterial coronária, a insuficiência renal crónica e a síndrome metabólica.
Como adoçar sem açúcar ou edulcorantes
Como já vimos, nem o açúcar nem os edulcorantes são saudáveis se os consumirmos regularmente. Por isso hoje a Décimas mostra-lhe como adoçar bolos sem açúcar ou adoçantes. Uma dica: os alimentos naturais são os melhores adoçantes.
Mel
Embora não tenha a melhor textura para a preparação de bolos, pode ser utilizado no preparo de muitas outras sobremesas.
Teremos de utilizar uma pequena quantidade devido ao seu teor de frutose, que é um pouco enjoativo, o que também significa que vamos ingerir menos calorias.
Tâmaras
A tâmara é uma das frutas com mais açúcar natural, o que a torna num ótimo ingrediente para adoçar sobremesas, batidos ou barras de cereal caseiras, por exemplo.
É também rica em fibra, potássio e cálcio, o que a torna num alimento muito completo para incluir na dieta.
Na receita que se segue, pode ver como preparar um brownie saudável sem açúcar nem farinha, mas com tâmaras sem caroço:
Canela
Todos nós já utilizamos a canela para decorar sobremesas como o arroz doce, por exemplo, mas ela tem também uma propriedade adoçante muito curiosa.
Se a adicionarmos ao depósito de água do nosso café durante a sua preparação, a nossa chávena deixará de precisar de cubos de açúcar e ficará com um sabor muito especial.
Banana
As bananas são ricas em açúcar e hidratos de carbono, razão pela qual muitos atletas as consomem enquanto praticam exercício.
Quando maduras, quer amassadas ou como cobertura, podem ser um ótimo adoçante natural. Por exemplo, para batidos saudáveis.
Xarope de ácer
O xarope de ácer tem metade das calorias do açúcar e é, por isso, uma opção mais saudável para adoçar chás de ervas, cafés, coalhadas ou iogurtes naturais (que são um dos alimentos mais ricos em proteínas).
Como acompanhamento de waffles ou panquecas sem açúcar, pode ser uma alternativa ideal e muito saborosa. E uma forma muito saudável de acompanhar um queijo fresco é com um fio de xarope de ácer. Como sobremesa é uma delícia!