O exercício é essencial para o desenvolvimento adequado das crianças pequenas. A atividade física regular fortalece os ossos e músculos, previne a obesidade, contribui para o crescimento adequado e melhora o humor.
Há algumas crianças que têm dificuldade em sair de casa para libertar energia. Reduzir o número de horas que passam sentados a ver televisão ou a jogar jogos de vídeo é um desafio para muitos pais. Quando a situação é complicada, é bom ter recursos para sair vitorioso. Em Décimas damos-lhe três dicas para o conseguir.
1. Conduzir pelo exemplo
É evidente que as crianças tendem a imitar o comportamento dos seus pais. Se estão habituados ao exercício de adultos, percebem-no como uma atividade diária e não como uma imposição que só eles devem realizar.
Quando são muito jovens, basta-lhes ver que os seus pais praticam desporto, não importa o quê. À medida que crescem, pode ser aconselhável praticar as atividades que se pretende que elas façam.
Para lhes dar o empurrão final, escolher roupas que chamem a atenção, tais como uma T-shirt de camuflagem ou uma suéter tie dye. Vai dar-lhes um incentivo extra para praticarem um desporto – eles vão querer seguir o seu exemplo!
2. Aproveite para passar tempo em família
Passar tempo juntos é muito importante para a família, e o exercício é a desculpa perfeita. Comece por se sentar para escolher o desporto que vai praticar e defina um dia e hora a que ninguém pode faltar.
A idade e os gostos e aversões do seu filho determinarão o tipo de treino a fazer. Fazer uma corrida, ir à piscina, praticar lances livres, ou jogar um jogo de matraquilhos vai ajudá-los a familiarizarem-se com o desporto. Por vezes, os jogos tradicionais são a melhor opção para as crianças mais sedentárias.
A cereja no topo do bolo para um dia de desporto familiar é um equipamento coordenado. Usar roupas que o identifiquem como uma equipa e jogar para as combinar fará com que aguardem ansiosamente a data.
As crianças que escolherem o conjunto do Real Madrid Away 20/21 da Adidas também vão adorar ver o seu pai a jogar na camisola da sua equipa.
Se as raparigas se apaixonarem pelos ténis casuais da adidas Grand Court com as riscas azuis brilhantes, as mães podem coordenar-se com elas e usar os mesmos ténis em rosa.
3. Faz com que seja divertido
A diversão deve ser o objetivo principal. Quando as crianças são colocadas sob demasiada pressão para praticarem um desporto ou sentem que têm de atuar ao mais alto nível, o seu interesse na atividade desvanecer-se-á e pode mesmo afetá-las psicologicamente.
Mesmo que uma criança tenha capacidades elevadas, não deve ser forçada. Se for realmente a sua paixão, a evolução e o compromisso desenvolver-se-ão naturalmente ao longo do tempo.
Entretanto, recompense os seus feitos com vestuário desportivo que amam e convida-os a percorrer a milha extra dentro das suas possibilidades. Dar-lhes a sua roupa de basquetebol preferida quando finalmente saem do banco, ou um fato de banho de caveiras quando batem o seu recorde pessoal.