Quer praticar um desporto arriscado com muita adrenalina? Se ainda não conhece o slackline, preste atenção neste guia para iniciantes. É chegada a hora de praticar o desporto que é tendência em todo o mundo!
O que é o slackline?
O slackline é um desporto de equilíbrio no qual uma fita plana, feita de nylon ou de poliéster, é presa entre dois pontos de ancoragem, que geralmente são duas árvores. Esta fita é bastante esticada para que o praticante mantenha o seu equilíbrio. Em tradução livre, a palavra slackline significa ‘linha solta’.
Variantes do slackline
O slackline tornou-se num dos exercícios da moda nos últimos anos. Se pensa que este é apenas um exercício sobre uma corda, talvez ainda não conheça todas as suas variáveis:
- Trickline: É a sua variante mais conhecida. Consiste em fazer manobras na corda, que fica a mais de um metro acima do solo (chegando até 15 metros de altura entre os mais corajosos). A largura de corda recomendada nesta modalidade é de 5 centímetros.
- Waterline: Neste caso, a corda é colocada sobre a água, o que implica a possibilidade de cair e molhar-se, além de uma sensação contínua de movimento devido ao facto de se ter de manter o equilíbrio sobre um elemento líquido.
- Longline: Esta corda tem mais de trinta metros de comprimento, pelo que neste tipo de slackline deve-se manter o equilíbrio por mais tempo. A espessura da fita é de 2,5 a 3 centímetros.
- Highline: Esta não é uma modalidade de slackline para iniciantes porque a fita é colocada a mais de 20 metros de altura. Se tiver vertigens, é melhor evitar esta modalidade. Mas se gosta de aventuras, esta é a variante mais espetacular.
- Rodeoline: Nesta modalidade, utiliza-se uma corda sem tensão, o que dificulta a caminhada sobre a corda, pois ela oscila continuamente.
- Yoga Slackline: Esta modalidade inclui posturas de ioga na esteira, que envolve fazer exercícios de coordenação muito complicados enquanto se mantém o equilíbrio.
- Windline: Esta modalidade é praticada em condições de muito vento. Ou seja, mais dificuldade!
Benefícios do slackline
Praticar este desporto ajuda-o a trabalhar o equilíbrio, mas há muitos mais benefícios no slackline. Aqui vão alguns que certamente irão convencê-lo!
- Melhora o equilíbrio, coordenação, reflexos e habilidades motoras.
- Aguça a concentração e o controlo mental.
- Ajuda a corrigir a postura corporal.
- Permite fortalecer todo o corpo.
- É praticado ao ar livre, o que nos permite estar em contacto com a natureza.
- Ajuda-nos a relacionar-nos socialmente porque é um desporto muito divertido e perfeito para praticar com os amigos.
- É tão benéfico para os adultos como para as crianças.
Conselhos de slackline para principiantes
Se está convencido a praticar o slackline, tenha em mente as seguintes dicas:
- Tente manter os olhos fixo num ponto distante.
- Estique os braços para manter o equilíbrio.
- Para avançar, flexione os joelhos.
- Caminhe devagar, concentrando-se em cada passo e transferindo o peso de um pé para o outro.
- Comece pelas extremidades da fita, que são mais estáveis.
Tudo isso irá ajudá-lo a orientar-se durante a prática do slackline, mas mantenha a calma, pois provavelmente não conseguirá atravessar a fita por completo já no primeiro dia. Tenha paciência e perseverança!
Erros mais comuns ao fazer slackline
Como dizemos, é um erro pensar que irá tornar-se num profissional de slackline em questão de horas. Mas evite cometer este ou outros erros:
- Em princípio, é normal olhar para baixo, mesmo sem querer. Mas não faça isto!
- Ao posicionar os braços para manter o equilíbrio, relaxe os pulsos. Se eles estiverem tensos, pode cair facilmente.
- Mantenha a respiração lenta, não se apresse.
- Encontre o equilíbrio num pé de cada vez. É mais fácil equilibrar-se num pé do que nos dois ao mesmo tempo. Não tente manter os dois pés ao mesmo tempo, mas avance ao transferir o peso de um pé para o outro.
- Não comece pelo centro da fita, é a parte mais instável e difícil, o que lhe poderá deixar frustrado.
Lembre-se: é normal cair muitas vezes antes de alcançar o seu objetivo. Mas muito rapidamente irá habituar-se com os desafios deste desporto e irá adorar praticá-lo!