Siga-nos!

stretching que es

Descubra o stretching: o que é e quais são os melhores exercícios

Conteúdo

Hoje, na Décimas, damos-lhe a conhecer o stretching: o que é, quais são os seus benefícios, que exercícios são mais comuns e em que se distingue esta prática do yoga. Deixe-se surpreender por esta disciplina!

O que é o stretching e em que se diferencia do yoga?

O stretching é uma rotina composta por diferentes exercícios derivados do yoga, da ginástica tradicional e da dança clássica.

Trata-se de uma disciplina que consiste na realização de alongamentos antes e depois de uma atividade física intensa e que serve para aumentar a flexibilidade, aliviar a tensão muscular e regressar à calma após o exercício.

O yoga e o stretching são duas disciplinas relacionadas, mas a segunda foca-se principalmente na contração e extensão muscular, enquanto o yoga é muito mais abrangente e completo.

Benefícios do stretching para a saúde física e mental

Os alongamentos realizados no stretching não servem apenas para melhorar a flexibilidade. Esta modalidade oferece muitos outros benefícios. Quais são os principais benefícios do stretching?

  • ✅Aumenta a capacidade de gerar força muscular
  • ✅Contribui para aumentar a sensação de relaxamento
  • ✅Melhora a flexibilidade
  • ✅Melhora a coordenação e o equilíbrio
  • ✅Melhora a circulação sanguínea
  • ✅Melhora a postura corporal
  • ✅Ajuda a prevenir ou aliviar dores musculares

Em suma, o stretching ajuda a melhorar a saúde global, reduz o risco de lesões e até contribui para melhorar o estado de espírito.

Integração do stretching na prática de yoga: posturas e técnicas

Embora o stretching e o yoga tenham objetivos distintos, são disciplinas complementares. Na verdade, ambas visam promover o bem-estar, e por isso uma combinação das duas pode ser bastante benéfica.

É possível integrar o stretching no yoga através de posturas que ajudem a melhorar a flexibilidade e a amplitude de movimentos. Assim, com uma combinação de movimentos básicos de yoga, ginástica e ballet, é possível reunir as vantagens de ambas as disciplinas com exercícios de baixo impacto.

Os exercícios de stretching podem ser feitos antes e depois de uma sessão de yoga. Desta forma, para além dos exercícios de respiração, meditação e posturas físicas que fortalecem o sistema muscular, também é possível alongar e relaxar os músculos, aliviando tensões e melhorando a postura corporal.

🧘‍♀️Exercícios de stretching mais comuns

Se quer começar a praticar stretching com exercícios simples, aqui ficam alguns alongamentos ideais para iniciar a sua rotina:

  1. Alongamento dos quadríceps: de pé, fletir um joelho e segurar o pé para trás. Puxar suavemente o calcanhar em direção ao glúteo e manter o equilíbrio durante alguns segundos. Depois trocar de perna.
  2. Alongamento dos glúteos: deitado de costas com ambos os pés no chão, cruzar uma perna sobre a outra, colocando um pé sobre a coxa contrária. Levar o joelho do mesmo lado do pé apoiado até ao peito e manter a posição durante alguns segundos. Depois trocar de perna e repetir o exercício.
  3. Alongamento das costas: deitado de costas, fletir os joelhos e levá-los ao peito. Manter essa posição durante alguns minutos, sempre de forma suave. É um bom exercício de stretching para alongar a zona lombar.

Stretching para principiantes

Por ser uma técnica que envolve força, o stretching também pode ter contraindicações se os exercícios não forem feitos corretamente. Em casos mais graves, uma má execução pode provocar fraturas, ruturas de ligamentos, luxações, distensões musculares e até problemas reumáticos.

Para evitar isso, siga estes conselhos de stretching para principiantes:

  • ❌​Evite movimentos bruscos — os alongamentos devem ser suaves e lentos
  • ✅Faça sempre um aquecimento antes de começar
  • ✅Respire de forma consciente, controlada e relaxada
  • ✅Mantenha o alongamento durante o tempo mínimo recomendado (pelo menos 20 a 30 segundos)
  • ✅Pare o exercício se sentir dor

E para terminar… alongamentos para stretching

Uma sessão de stretching não precisa de durar muito tempo. É preferível alongar com regularidade — pelo menos duas a três vezes por semana — do que fazer sessões longas de forma pontual.

				
					Ao terminar a sua rotina (por exemplo, de yoga), dedique entre 5 a 10 minutos a realizar os alongamentos de stretching. Assim poderá usufruir de todos os benefícios desta prática
				
			

Noticias destacadas

Categorías

A Equipe Decimas está focada em disseminar conhecimento sobre vida saudável. Nosso equipe inclui profissionais do esporte, consultores de nutrição e especialistas em moda esportiva, para atender às necessidades de informação de todos os nossos clientes.

Compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias relacionadas

¡Síguenos!

Siga-nos!