A alimentação desempenha um papel fundamental nos resultados que pode obter com os seus treinos. Além disso, em função dos objetivos que pretende atingir, deve orientar a sua alimentação nesse sentido. O que comer depois do treino? Na Décimas dizemos-lhe todas as chaves.
O que comer depois de treinar para ganhar massa muscular
Se o seu objetivo é aumentar a sua massa muscular, deve considerar quais serão os alimentos mais adequados para este fim. O que comer depois do treino para ganhar músculo?
Proteínas
São essenciais numa dieta para aumentar a massa muscular. Podem ser consumidas ao longo do dia, mas a sua eficácia aumenta se as ingerir após o treino, pois assim compensará o seu desgaste. Que alimentos são ricos em proteínas?
- Peito de frango ou de peru.
- Costeleta de borrego.
- Lombinho de porco.
- Ovos.
- Lentilhas.
- Atum.
- Salmão.
- Lagosta.
- Caranguejo.
Hidratos de carbono
Neste caso, o seu consumo é recomendado antes do treino para que tenha uma reserva de energia suficiente para realizar os seus exercícios e para se recuperar após o treino. Pode consumir alimentos como:
- Frutas e legumes.
- Frutos secos.
- Massas integrais.
- Arroz.
- Aveia.
- Quinoa.
- Tubérculos.
Gorduras boas
As gorduras também devem fazer parte da sua dieta para um equilíbrio hormonal adequado. Mas é importante que consuma as chamadas “gorduras boas” ou gorduras monoinsaturadas, que estão presentes em:
- Azeite de oliva.
- Abacate.
- Frutos secos.
- Gema de ovo.
Existem também algumas gorduras poliinsaturadas que contêm ómega 3 e ómega 6 que pode incluir na sua dieta. Por exemplo:
- Sementes de chia.
- Nozes.
- Peixe.
Portanto, se não sabe o que comer depois de um treino, já tem algumas ideias que o ajudarão a ter uma dieta saudável e equilibrada, e que lhe permitirão aumentar a sua massa muscular.
O que comer depois de treinar para baixar de peso
Quando o seu objetivo desportivo é perder peso e tonificar o corpo, o ideal é não consumir qualquer alimento após o exercício. A melhor maneira de queimar gordura após o treino é beber muita água. Isto mantê-lo-á hidratado.
Pelo menos uma hora após o fim do treino, pode começar a comer alimentos, mas com um baixo índice glicémico e que sejam digeridos rapidamente. Dessa forma, o seu corpo continuará a utilizar a sua própria gordura como fonte de energia. O que comer depois do treino para perder peso?
- Maçã com pele.
- Iogurte magro com fruta fresca.
- Leite magro com nozes ou amêndoas.
- Leite magro com aveia.
- Sementes de girassol.
- Sanduíche de pão integral com queijo fresco e tomate.
Se não tem a certeza do que comer depois do treino para perder gordura, é aconselhável não comer nada antes ou depois do treino. Espere uma ou duas horas após o treino para comer alimentos sólidos. Sabe o que comer depois do treino, pela noite?
- Gazpacho.
- Sumos naturais.
- Leite magro.
- Ovo.
- Frango.
- Peixe.
- Iogurte.
E que fruta comer depois do treino? As mais recomendadas são a banana, a manga, a maçã e a laranja.
Como vê, estes são alimentos com uma elevada percentagem de água e são fontes de proteína, o que o ajudará a perder peso e tonificar o seu corpo, obtendo os resultados que procura com a sua rotina desportiva.
Passo a passo para comer após um treino
Depois de um treino intenso, chega o momento da recuperação, um aspeto que não podemos perder de vista e no qual a alimentação é também um fator-chave. Quais são os nossos objetivos nesta fase?
- Reidratar o nosso corpo. Devemos beber água ou leite.
- Repor as reservas de glicogénio. Devemos evitar os alimentos açucarados se quisermos que o nosso treino valha realmente a pena.
- Recuperar os nossos músculos. A melhor coisa a fazer é comer uma variedade de alimentos equilibrados com base nas dicas que vimos acima.
Já vimos que há uma série de alimentos que podem ser consumidos antes do exercício e outros que são ideais após o treino, de acordo com os objetivos que se pretende atingir. Siga estas orientações e verá os resultados.